19 de dezembro de 2012

11 dicas para preparar uma ceia de Natal leve e saudável


Ninguém precisa deixar de comemorar com prazer essa data tão especial. Dá para preparar uma ceia leve, saudável, equilibrada e… deliciosa! Para isso, basta recorrer a algumas alternativas de baixo teor calórico, com menos gorduras e açúcares. Além disso, vale incluir em suas receitas muitas hortaliças, frutas e cereais integrais.

Isso mesmo. A grande variedade de hortaliças e frutas cultivada em nosso país permite que os pratos típicos das festas fiquem com uma apresentação de encher os olhos, e ainda trazem mais saúde à mesa. São alternativas de baixo valor calórico e que contêm substâncias que nos protegem das doenças crônico-degenerativas, tais como diabetes, hipertensão, obesidade e doenças cardiovasculares.



- Inicie a ceia por saladas cruas que possuem um alto teor de fibras. A vantagem é que as fibras atuam como uma “esponja” na absorção de gorduras, evitando seus efeitos nocivos sobre o organismo.

- Os cereais integrais devem ser incluídos nos pratos principais, bem como em saladas. Uma boa sugestão para a ceia é o arroz preto com vegetais picados – um prato exótico, saboroso e nutritivo. Se preferir, utilize o arroz integral cateto ou agulhinha.

- A farofa tradicional pode ser substituída por farofa de soja.

- Evite alimentos com alto teor de gorduras saturadas, como frituras, salgadinhos, embutidos, maionese, queijos gordos (gorgonzola, provolone, cheddar), carnes gordurosas (presunto, pernil, bacon, salame, pele de aves, carne vermelha com gordura), massas com cremes ou molhos cremosos, creme de leite, chantili. Essas gorduras exercem um papel comprovado no surgimento de doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade.

- Para beber, opte pelo suco de uva orgânico, vinho tinto orgânico ou o vinho sem álcool. Substitua o refrigerante por sucos de frutas naturais, chás gelados, água.
- As frutas (frescas ou secas) são excelentes opções de sobremesa e também podem ser ingredientes de saladas mistas e coloridas. Evite os excessos de rabanadas, tortas, doces refinados e com coberturas e recheios gordurosos.
- As oleaginosas (castanhas, nozes, pistache, avelãs, amêndoas etc.) também são excelentes opções, desde que consumidas com moderação. Além de saborosas, são altamente nutritivas e favorecem a diminuição do LDL colesterol e o aumento do HDL colesterol.

- As preparações cozidas, assadas e grelhadas devem ser privilegiadas.

- Dê preferência às pastas e maioneses à base de soja e molhos feitos com iogurte desnatado. Use e abuse de temperos e ervas fina, substituindo o sal e os condimentos prontos que possuem muito sódio e gorduras saturadas e trans.

- O panetone pode ser consumido por todos, já que, atualmente, existem as opções light (ideais para quem busca o emagrecimento), sem adição de açúcar (para diabéticos) e sem glúten (para celíacos). Portanto, sabendo escolher, ninguém precisa passar longe dessa delícia.

- Além dos panetones, existem outras opções saudáveis e específicas para pessoas com necessidades especiais como bolachas de natal sem glúten, brownie sem glúten e lactose, chocolates sem adição de açúcar em formatos especiais para o natal, pêssego em calda diet, leite condensado diet, leite condensado de soja, pão-de-mel sem glúten, doce de soja (similar ao doce de leite convencional).

Fonte: mdmulher.abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário